O Centro

O Centro de Solidariedade da Sagrada Família - é uma Instituição de Solidariedade Social - Património e Administração da Congregação da Divina Providência e Sagrada Família - sita rua de S. Geraldo, 69 - Braga.

É uma Instituição de inspiração católica e rege-se pelo seu Estatuto devidamente aprovado. Este o Centro de Solidariedade da Sagrada Família surgiu para dar resposta às necessidades, que se faziam sentir nesta área, e, tem como objetivo colaborar com as famílias na educação e promoção social da criança em idade Pré-Escolar. Propõe-se ainda prestar assistência a jovens socialmente desenquadradas do meio familiar e a pessoas de idade avançada.

O Jardim de Infância

A valência do Jardim de Infância – Pré-Escolar – localiza-se na rua de S. Geraldo, 69, tendo também bom acesso pela rua Sá de Miranda, que se situa na cidade de Braga. O Jardim-de-Infância abriu as suas portas em Fevereiro de 1982, apenas com duas
salas de atividades em funcionamento. No ano seguinte abriu a terceira sala, acolhendo a partir desse ano 60 crianças,
com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. Em 1994/95 com a construção de um novo salão-polivalente e um parque que
respeita as normas de segurança impostas pela CEE, melhorou as condições físicas. O Jardim-de-infância usufrui também de um espaço ao ar livre, o qual é favorável às necessidades das crianças. Atualmente, tem umas novas Instalações que dão resposta a 75 crianças do Pré-escolar.

 

Princípios e Valores Orientadores

O Centro de Solidariedade da Sagrada Família desenvolve a sua ação educativa procurando envolver as crianças de uma forma ativa e participativa.
Toda a pessoa humana tem direito à educação e à cultura, segundo a própria capacidade, em igualdade de oportunidades e em relação a todos os níveis educativos.
Com a nossa ação educativa pretendemos que as crianças se tornem sensíveis à riqueza dos valores humanos, sociais, espirituais e tenham oportunidade de os reconhecer, para os integrar na sua forma de estar na vida.

Toda a nossa atividade visa a formação integral da criança, isto é, o desenvolvimento harmonioso, livre e criativo das qualidades potenciais, na sua tríplice dimensão:

  • A nível pessoal procuramos promover o desenvolvimento intelectual, afetivo e motor da criança.
  • A nível social procuramos integrar progressivamente as crianças na sociedade proporcionando aprendizagens de vida em grupo numa relação de amizade, interajuda e em espírito de família, diálogo e partilha.
  • A nível religioso procuramos despertar para o transcendente. A formação cristã será ocasional, aproveitando os momentos celebrativos da vida.

 

QUADRO DE RECURSOS HUMANOS

A Instituição conta com a colaboração de uma Coordenadora Pedagógica, três Educadoras de Infância, uma Psicóloga, quatro Ajudantes da Ação Educativa, duas Técnicas de Serviços Gerais, um Professor de Educação Física, Professor de Educação
Musical e uma Professora de Dança.

 

Temos como missão:


''EDUCAR PARA REALIZAR UM SONHO: SER FELIZ''

 

A Estrutura Residencial para Pessoas Idosas

A Estrutura Residencial para Pessoas Idosas

 

A ERPI do Centro de Solidariedade Sagrada Família foi fundada a 1 de julho de 1993, sendo uma estrutra residencial que consiste no alojamento coletivo de utilização temporária ou permanente, em que são prestados cuidados biopsicossociais, espirituais, religiosos e de enfermagem.

São destinatários da ERPI pessoas com 65 ou mais anos que, por razões familiares, dependência, isolamento, solidão ou insegurança, não reúnem as condições necessárias para permanecer na sua residência.

 

Constituem objetivos da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas:

 

  • Promover o bem-estar das pessoas idosas, proporcionando serviços permanentes e adequados às necessidades biopsicossociais das pessoas idosas;
  • Assegurar um atendimento individual e personalizado em função das necessidades específicas de cada pessoa;
  • Promover a dignidade da pessoa, respeitando a história, cultura e espiritualidade pessoais;
  • Contribuir para a estimulação de um processo de envelhecimento ativo com qualidade de vida física e psíquica, num ambiente familiar de são convívio e de participação, promotor de bem-estar pessoal, social e espiritual;
  •  Promover o sentido de pertença, a intergeracionalidade, os contactos sociais e potenciar a integração social.
  • Desenvolver atividades de ação social no âmbito de apoio e proteção à população idosa;

 

Princípios e Valores orientadores

 

O Centro promove o bem público eclesial na sua área de intervenção, segundo as normas da Igreja Católica, e tem como princípios inspiradores da sua atuação a promoção da caridade cristã, da cultura, educação e a integração comunitária e social, na perspetiva dos valores do evangelho, de todos os habitantes da comunidade onde está situado, especialmente os mais pobres. Na prossecução dos seus fins, orienta a sua ação sócia caritativa à luz da Doutrina Social da Igreja, com os seguintes princípios inspiradores:

  1. A natureza unitária da pessoa humana e o respeito pela sua dignidade
  2. O aperfeiçoamento cultural, espiritual, social e moral de todos os utentes
  3. A promoção integral de todos os utentes, num espírito de solidariedade humana, cristã e social.

 

Quadro De Recursos Humanos

 

O Lar acolhe 41 utentes e disponibiliza um quadro de Recursos Humanos composto por uma Diretora Técnica, uma Psicóloga, uma Encarregada de Serviços Gerais, um médico de Medicina Geral e Familiar, uma Enfermeira; cinco Ajudantes de Ação Direta, dez Trabalhadoras Auxiliares de Serviços Gerais.

 

Temos como missão:

 

ACOLHER, ACOMPANHAR E CUIDAR EM AMBIENTE DE FAMÍLIA.